segunda-feira, 23 de abril de 2012

Propostas para a Assembleia de Freguesia de 28 de Abril de 2012


No próximo Sábado, dia 28 de Abril, reunirá na sede da Junta de Freguesia de Vila Seca a assembleia de freguesia.

O Bloco de Esquerda acompanha as políticas locais com a mesma preocupação que qualquer habitante da freguesia e por isso aproveita o espaço de intervenção pública na assembleia de freguesia para expor ao executivo da junta algumas iniciativas que têm como objectivo melhorar a qualidade de vida dos habitantes da freguesia de Vila Seca.

Vamos no próximo sábado voltar a estar presentes e apresentar propostas que visam:
è  1 - a salvaguarda dos espaços públicos;
è  2 - a segurança do parque infantil de Bruscos;
è  3 - a qualidade de vida dos habitantes de Bruscos e o meio ambiente;
è  4 - a possibilidade de usar a água do furo artesiano da Fonte de Bruscos para atenuar a falta de água na ribeira de Bruscos.

1
Vamos propor a imediata vedação do terreno da Junta em Bruscos em todo o seu perímetro, controlando o acesso através de portões ou cancelas cuja abertura será da responsabilidade do executivo ou mandatário.

2
O parque infantil colocado nas instalações do C. C. R. de Bruscos está em condições mínimas de segurança devido à falta de manutenção por parte da entidade responsável, a vedação está a cair e as pistas sem controlo de segurança. Propomos a imediata reparação de todas as estruturas ou suspensão do acesso ao parque e a responsabilização política do executivo camarário pelo encerramento do mesmo.

3
A qualidade de vida dos habitantes de Bruscos e o meio ambiente na área conhecida por Ribeira de Bruscos (do Freixo à Fonte Pequena e do Rio do Porto ao Celão) podem estar em risco.
Queremos saber se existe alguma garantia técnica do delegado de saúde de Condeixa-a-Nova de que não existem poluentes nas descargas feitas na ribeira de Bruscos pela ETAR instalada no sítio do Rio do Porto.
Solicitamos à junta de freguesia que peça às entidades sanitárias e à Câmara Municipal de Condeixa a afixação num placar a montar no muro da ETAR de análises mensais que comprovem que não ocorre poluição da Ribeira de Bruscos no seu leito e nos lençóis freáticos adjacentes pelas descargas da ETAR.
Queremos garantias de que as culturas cuja irrigação depende de poços não estão sujeitas a contaminação proveniente das descargas da ETAR.

Alertamos também a J. F. para a existência de descargas ilegais nos canais existentes no caminho Freixo/Cruz de Traveira e que se testemunham em tempo de seca, observando as mesmas a serem realizadas em canais onde só devem correr águas pluviais. São um atentado ambiental e quem sabe até uma questão de saúde pública? Quem nos garante que não existem resíduos tóxicos nestas descargas? Alguém tem certezas e garante salubridade nestes canais e terrenos adjacentes?

4
A época de seca que atinge a nossa região está a criar dificuldades a todos aqueles que cultivam terrenos tradicionalmente férteis mas cuja fertilidade está dependente deste recurso natural que é a água. Na Ribeira de Bruscos os poços estão secos desde Julho de 2011 é uma situação de ordem natural assim como são as cheias, no entanto estas situações poderiam ser minimizadas pelo furo artesiano existente na fonte de Bruscos e cuja instalação foi paga pelo povo de Bruscos com o objectivo de fornecer agua aos habitantes deste lugar e ao lavadouro do rio da fonte, este lavadouro servia de albufeira para a ribeira de Bruscos mantendo assim os lençóis freáticos a níveis suficientes para a rega sazonal nesta zona agrícola.
Propomos que seja activado o furo artesiano mantendo o lavadouro permanentemente a descarregar água na ribeira de Bruscos por forma a minimizar a falta de água actual e atenuando a contaminação das águas provocada pelas descargas da ETAR.
Propomos também que seja distribuída a água do furo artesiano para rega através de sistema de canalização e contagem de consumo num sistema de distribuição comunitária de um bem público cujo custo de consumo é assumido pelo proprietário/consumidor. Um sistema a estudar e uma proposta a fazer à comunidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário